A falência do Brasil

bandeira-dinheirama-brasil-crise1-750x410-640x349

O Brasil faliu. Não foi apenas sua economia, que sujeita à ausência de políticas econômicas adequadas, continua na UTI. Não é somente porque o tecido social está destroçado, com quase 60 mil homicídios por ano e um clima de violência que ameaça a ordem pública. Não é só pelas contas da previdência não fecharem porque o dinheiro que foi pago lá atrás desapareceu e ninguém mais fala mais dele. Não é unicamente porque nossas escolas públicas estão largadas, sem esperança de futuro para nossas crianças e jovens.

O Brasil faliu pois a desigualdade social finalmente corrompeu os resquícios de moralidade pública que existiam. O Brasil faliu porque já se perdeu a vergonha. O Brasil faliu porque só sobra o ódio entre as pessoas ao invés do amor e tolerância. O Brasil faliu porque suas instituicões precisam ser reconstruídas mas antes disso a própria população precisa voltar a sua cidadania.

Não devemos acreditar em salvadores ou salvadoras da pátria. Nunca existiram e nunca existirão. Mas em uma situação caótica, em meio à inércia e à perplexidade, estamos caminhando para isso, para relegar responsabilidade, e esperar que um milagre aconteça. Uns acreditarão que esse milagre vem da esquerda, outros acreditarão que vem da direita. Escolha a embalagem do veneno. O pior parece que ainda está por vir.

O TSE existe para fazer justamente o que não fez. Como a mais alta corte do país em justiça eleitoral deixou pedagogicamente claro, a linha entre o certo e o errado esconde mais coisas do que possa imaginar nossa vã filosofia. A mensagem do ‘vale-tudo’ é propagada. Cria-se o sentido de que já não interessa o que é o certo ou o errado. Você que trabalha, você que quer ser honesto, olhe, o crime compensa!! Não vou nem falar aqui das barbaridades do que disseram Napoleão e Mendes. Eles são apenas mais do mesmo.

Cabe-nos enfrentar a falência! Ela tem que ser declarada e oficializada, para assim, como uma empresa, possamos pensar em reestruturarmos, não só como economia, mas como sociedade e como povo.

Advertisements

One thought on “A falência do Brasil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s